Bolsas

Os discentes do PPGH/UFGD podem acessar bolsas de estudos do Programa de Demanda Social da CAPES, do CNPq e da FUNDECT.

 

Programa de Demanda Social (DS) CAPES
Tem como objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Condições obrigatórias
As bolsas serão concedidas a instituições de personalidade jurídica de direito público e ensino gratuito, avaliadas pela CAPES com nota igual ou superior a três.

Como funciona?
As bolsas de estudo do DS são gerenciadas pelas instituições e cursos de pós-graduação, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, conforme orientações da CAPES.

Programa de Bolsa de Formação de Pesquisador de Mestrado/Doutorado CNPq

O Programa de Bolsa de Formação de Pesquisador de Mestrado/Doutorado no país, mantido pelo CNPq, tem por finalidade apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, através da concessão de cotas de bolsas a programas de pós-graduação stricto sensu, avaliados pela CAPES com nota igual ou superior a três.

As cotas de bolsas são gerenciadas pelas coordenações dos programas de pós-graduação, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, conforme orientações do CNPq.

Bolsas para Mestrado/Doutorado em Instituições localizados no MS – FUNDECT

Concessão de bolsas e apoio financeiro para a realização de curso de mestrado e de doutorado em Instituições de Ensino Superior localizadas em Mato Grosso do Sul em áreas ou temas relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, social ou cultural do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Atualmente o PPGH/UFGD conta com 24 bolsas de mestrado e 15 bolsas de doutorado da CAPES e uma bolsa de mestrado do CNPq. Além disso, alguns discentes possuem bolsas da FUNDECT as quais são concedidas diretamente ao pesquisador por meio de editais públicos anuais.

Mais informações:

Demanda Social CAPES

CNPq

Fundect