Corpo Docente

Doutora em Educação Escolar (UNESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Pós Graduação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atuou na Coordenação Pedagógica em Instituições de ensino na Educação Básica, no Paraná. Atuou por 8 anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Coxim, nas disciplinas de Estágio supervisionado e prática de ensino. Atualmente é docente do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Programa de Pós Graduação em História da mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação, na orientação e supervisão de estágios voltados à formação dos professores de licenciatura, e no campo da pesquisa desenvolve estudos também em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história da educação e imprensa periódica de circulação geral e educacional.

Temas de interesse para orientação: História e Historiografia da Educação; Origem do pensamento pedagógico brasileiro; Imprensa e impressos no Brasil; Estudos históricos e filosóficos em educação; Ensino de História.

Linha de Pesquisa: Sociedade, Política e Representações.

Doutora em História (PUCRS)

Possui graduação em Estudos Sociais (1978) e Geografia pela UNIJUI (1980), Especialização em História da América Latina pela UFRGS (1982), Mestrado em História do Brasil pela UFRGS (1994) e Doutorado em História pela PUCRS (2000) com estágio na Universidade de Coimbra, Portugal. Foi professora da rede pública do Rio Grande do Sul, onde lecionou História e atuou como dirigente do CPERS. Também foi professora da UNIJUI no curso de História e Mestrado em Educação nas Ciências onde atuou como editora da revista Contexto & Educação. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil e História das Mulheres e do Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, relações de gênero, ditadura militar, memória, Foucault, relações poder/saber, currículo, formação de professores e prática educativa e estudos culturais. Participa da ANPUH onde atua especialmente em temas relativos às questões de gênero na história. Suas publicações tem versado sobre mulheres e ditadura militar no Brasil, a construção histórica do feminino e masculino, relações de poder e gênero na história e na formação de professores/as, Michel Foucault e a história. De 01/10/2012 a 03/10/2016 foi Professora Visitante Nacional Sênior (PVNS)/Capes na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) atuando no Programa de Pós-graduação em História. Pesquisadora da Unesco.

Temas de interesse para orientação: História e estudos de gênero.

Linha de Pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações.

Doutor em História (Unesp/Assis)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal da Grande Dourados, instituição em que atua na graduação e na pós-graduação em História. Realizou Estágio de pós-doutorado na UFRJ (2010). Fez parte da Diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH- Brasil), no biênio 2010-2012. Integra a Rede Rede CO3 (Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, pantanal, história oral, memória, história cultural, história e literatura.

Temas de interesse para orientação: História e Fronteiras; História e Literatura; História de Mato-Grosso e Mato Grosso do Sul; História e Memória; História Oral.

Linha de Pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações.

Doutor em História (UFGD)

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD). Mestre em História pelo PPGH/UFGD (2010). Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPTL (2007). Professor Adjunto do Curso de História da FCH/UFGD. Possui trabalhos publicados em livros, periódicos e anais de eventos científicos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), reforma agrária, luta pela terra, história e representações, história e imprensa, história cultural, história do tempo presente.

Temas de interesse para orientação: Movimentos sociais do campo e da cidade; reforma agrária e luta pela terra; questão agrária no século XX; instituições do campo e da cidade; história política do Brasil, a partir da segunda metade do século XX; história da imprensa e por meio da imprensa; história/s e representações; história/s e/do tempo presente.

Linha de Pesquisa: Sociedade, Política e Representações.

Doutor em História (UNESP/Assis)

Graduado em História pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina – SP (FIRB, 1992), Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas, 1996), Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis, 2002 e 2007) com Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2017). Foi professor de Educação Básica na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, no Ensino Médio e Ensino Superior na rede privada. É Professor Adjunto III da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde coordenou o Laboratório de Ensino de História (LABhis/UFGD) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFGD – História). Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFGD).Tem experiência na área de História, com ênfase em representações sociais e políticas, desenvolvendo projetos de ensino / pesquisa sobre meios de comunicação e movimentos sociais; divulgação histórica; leituras do passado; lugares de memória; cultura histórica e ensino de história.

Temas de interesse para orientação: Representações; meios de comunicação; divulgação histórica; leituras do passado; lugares de memória; cultura histórica; movimentos sociais; ensino de história.

Linha de Pesquisa: Sociedade, Política e Representações

Doutor em História (UNESP/Assis)

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Pós-doutorado na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e participa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Religiões, Religiosidades, Identidades, reformas católicas, fronteiras, alteridades e limiares entre História e Literatura. Foi organizador do I, II e do III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. É organizador de várias coletâneas e autor de livros e artigos. É orientador de doutorado.

Temas de interesse para orientação: Instituições e poderes; Religiões e religiosidades; Identidades.

Linha de Pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações.

DOUTOR EM HISTÓRIA (PUC/SP)

É bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon (2003), mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2006) e doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2012). É professor da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás – UFG, em Goiânia-GO. Realiza estudos na área de História do Brasil República, com foco nos temas cultura, cidade, trabalhadores, movimentos sociais, patrimônio histórico e cultural, memória e história.

Linha de Pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações

Doutor em História (UFGD)

Doutor em História pela UFGD – MS (2014), com Estágio Doutoral na Universidad Nacional de Asunción PY – UNA (2013-2014), pelo PDSE/ CAPES. Mestre em História, pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD – MS (2008). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2004).Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e História Cultural; atuando principalmente nos seguintes temas: fronteiras, identidade, sociedade, trabalho, representações, cultura e gênero na contemporaneidade. Ex-Bolsista da Capes. Entre os anos de 2009 e 2015 foi Docente do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e Coordenador do Curso quando houve o Reconhecimento do Curso em 2010 pelo INEP/ MEC. Atualmente é Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Temas de interesse para orientação: movimentos migratórios; fronteiras; literatura; história agrária; Paraguai contemporâneo; história do Paraná; temas que giram em torno das Oralidades, história cultural, memória de mrabalhadores e mulheres.

Linha de Pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações.

Doutor em Antropologia (USP)

É graduado e licenciado em Ciências Sociais pela PUCCAMP, especialista em História da América Latina (UFMS), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é associado na Universidade Federal da Grande Dourados, onde leciona na Faculdade Intercultural Indígena (Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu, desde 2006) e participa dos programas de pós-graduação em Antropologia e História. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Sociocultural. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Sul-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: parentesco e organização social, educação indígena, antropologia da religião, infância e gênero, história indígena, terras indígenas e movimento social. Realizou perícias para a justiça (estadual e federal), trabalhos técnicos para governos, UNICEF e UNESCO e, também atuou em estudos de licenciamento ambiental.

Temas de interesse para orientação: Territorialidade e história indígena; Organização social; História indígena; Cosmologia e história indígena.

Linha de Pesquisa: História Indígena e do Indigenismo.

Doutor em História (UFRJ)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado (2001) e doutorado (2007) em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência – tanto docente quanto administrativa – na área de história, com ênfase em história política do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilização popular, cidadania, história oral, microanálise histórica e história local. Possui experiência em EAD.

Temas de interesse para orientação: Mobilização popular; Cidadania; História oral; Microanálise; Histórica e história local.

Linha de Pesquisa: Sociedade, Política e Representações.

Doutor em História (Unisinos)

Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI (1997), mestrado (2002) e doutorado (2007) em História da América pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS. Desde 2008 é professor adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados ? UFGD. Entre 1993 a 2000 atuou como professor e assessor de movimento sociais populares no Rio Grande Sul, tais como o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais – MMTR e Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH. No período de 2000 à 2007 foi professor na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ? URI/Santo Ângelo e na UNIJUI/RS. Atualmente é professor Associado na Universidade Federal da Grande Dourados ( graduação e pós-graduação) . No ano de 2010 desenvolveu estágio pós-doutoral na Universidade de Jáen /Espanha na área de Gênero e Cultura. Áreas de ensino e pesquisa: Estudos de Gênero, Historia das Mulheres, Memória e Migrações. Participa do grupo de investigação “Fondo Cultural Frances” da Universidade de Jaén/Espanha na temática Género y Cultura. Integra como membro/ pesquisador o GT da CLACSO Feminismos, Resistencias y Procesos Emancipatorios. Publicações: História das Mulheres e representações sociais( ed. Curt Nimuendajú /SP;2008); Abordagens Interculturais( ed. Martins Livreiro/Porto Alegre; 2008); Temas sobre Gênero e Interculturalidade (EDUFGD, 2009); Educação, gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário( EDUFGD, 2009); Saberes da terra: teorias e vivências (EDUFGD, 2011); Viajeras entre dos mundos (Orgs com Sara B. Guardia ? CEMHAL/Perú, EDUFGD, 2012); As mulheres e a História: uma introdução teórico metodológica (EDUFGD, 2012); Leituras de Gênero e interculturalidade; Lecturas de Género y Interculturalidad (EDUFGD,2013); Mulheres Kaiowá e Guarani: expressões (Orgs com Ana M Colling, EDUFGD,2014); Alguns apontamentos sobre história oral, gênero e história das mulheres(EDUFGD,2014); Do silêncio à palavra: histórias e memórias de mulheres na perspectiva de gênero no meio rural do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (EDUFGD,2014); Dicionário Crítico de Gênero (Orgs com Ana Maria Colling, EDUFGD, 2015); Coordena a Cátedra UNESCO em Gênero, Diversidade Cultural e Fronteiras na UFGD.

Temas de interesse para orientação: História das mulheres e  estudos de gênero; feminismo pós-colonial; memória e oralidade; migrações e mulheres.

Linha de Pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações.

Doutor em História (Unesp/Assis)

Possui Graduação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Realizou estágios de Pós-doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional do Rio de Janeiro (2000/2001), e em Arqueologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2014/2015). É Professor Associado III no Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR. Foi Pró-Reitor de Ensino da UEM no período de 1992 a 1994 e Diretor do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UEM no período de 2008 a 2012. Foi fundador do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história da UEM em 1996. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de História indígena, Antropologia e Arqueologia relacionadas as populações indígenas no Sul do Brasil, com ênfase nas populações Kaingang e Xetá. Foi proponente e coordenador de diversos projetos de inovação, desenvolvimento pesquisa e extensão aprovados por agencias de fomento como CAPES, CNPQ, Fundação Araucária, Ministério da Cultura/MINC; Ministério do Meio Ambiente / Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA e Ministério da Educação. É credenciado aos Programas de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) da UEM-PR e da UFGD-MS. Atualmente é membro da Comissão Coordenadora da Central de Documentação CDO-Comcap da UEM, Editor Chefe da Revista Diálogos (ISSN 2177-2940), e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UEM.

Temas de interesse para orientação: Etno-história indígena, História indígena; História dos povos: Kaingang, Xokleng e Xetá; História da ocupação da Bacia do rio Paraná (margem esquerda) período Colonial; O Império e os povos indígenas no Sul do Brasil; O Brasil Republica e os povos indígenas; História Regional (Paraná e adjacências); Historiografia da história indígena no Brasil.

Linha de Pesquisa: História Indígena e do Indigenismo.

Doutora em História (UFF)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), no curso de Graduação e Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de História do Brasil Colônia,História de Mato Grosso colonial e Ensino de História.

Temas de interesse para orientação: Brasil Colonial: administração, instituições e seus agentes; sociedade colonial. Brasil Império: administração e sociedade, com ênfase nos estudos sobre a Província de Mato Grosso.

Linha de Pesquisa: Sociedade, Política e Representações.

Doutor em História Econômica (USP)

Graduado em História (Licenciatura Plena) pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1982), mestre em História pela Unesp/Assis (1992) e doutor em História Econômica pela USP (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, UFF (2008-2009). É professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua como docente e orientador nos cursos de Graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado). Além disso, coordena o Centro de Documentação Regional, laboratório pertencente à Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. Sua experiência situa-se especialmente em História do Brasil República e História da Região Platina, destacando-se os seguintes temas: bacia platina: relações internacionais; bacia platina: transportes; fronteiras: economia e política; erva-mate; estradas de ferro; Mato Grosso do Sul: economia; Mato Grosso do Sul: transportes.

Temas de interesse para orientação: História de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul (séculos XIX e XX); História dos transportes; História de empresas; Bacia Platina: economia, sociedade, relações internacionais (séculos XIX e XX).

Linha de Pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações.

Doutor em História (UNESP/Assis)

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras DOM BOSCO (1990); mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1995) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sobre o indígena, diretório pombalino, imaginário, eurocentrismo e índios guarani.

Temas de interesse para orientação: Imaginário e representações sobre os povos indígenas; Etnocentrismo e alteridade.

Linha de Pesquisa: História Indígena e do Indigenismo.

Doutor em História (UNESP/Assis)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD onde atua no curso de Licenciatura e Bacharelado em História e no Programa de Pós-Graduação em História, ambos da Faculdade de Ciências Humanas – FCH. Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, com ênfase em História Indígena e Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Guarani, Kaiowá, Etno-história, História do Indigenismo, Direitos Indígenas, Educação Intercultural e Educação Étnico-Racial.

Temas de interesse para orientação: História indígena; História do indigenismo; Movimentos sociais indígenas e indigenistas; Povos indígenas e fronteiras; Colonização; Território e territorialidades; Ensino de História, Interculturalidade e relações étnico-raciais;História e processos legislativos; História e memória; Epistemologias do Sul, Colonialismos, Teorias Descoloniais e Pós-Coloniais.

Linha de Pesquisa: História Indígena e do Indigenismo.

Doutor em História Social (USP)

Possui graduação em História – Faculdades Associadas do Ipiranga (1985), graduação em Filosofia – Faculdades Salesianas de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1977), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Grande Dourados. Integra o Programa de Pós-Graduação em História – UFGD, colaborador. Linha de pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações.Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, imprensa, cultura, política e representações, cidades, Mato Grosso do Sul.

Temas de interesse para orientação: Movimentos sociais; história política; história das cidades; Imprensa.

Linha de Pesquisa: Fronteiras, Identidades e Representações.